domingo, 13 de abril de 2014

The Real Thing / Faith no More

Bem, hoje vou falar um pouco sobre o terceiro álbum (O primeiro a ter repercussão mundial)  de uma das minhas bandas preferidas.
“The real thing” do Faith No More. Criado como uma banda de pós- punk em 1982, o quinteto de São Francisco despediu o vocalista alcoólatra Chuck Mosley e substituiu por Mike Patton, de 20 anos, originário de Eureka, na California, possuidor de uma grande extensão vocal e de uma maneira curiosa de brincar com as palavras.Ele se tornou uma fonte de inspiração.

The Real Thing, lançado em 1989 é variado, mas bem acabado, indo desde o ataque trash de horror em “Surprise You’re Dead” passando pelas convulsões de rock progressivo da música que dá título ao disco e pelo estrondoso instrumental “Woodpecker From Mars”, pancadaria  e cheia de timbres orientais.
Há três singles memoráveis: “From Out Of Nowhere” é uma vibrante música de amor, adornado por um persistente riff do tecladista Roddy Buttom; “Falling To Pieces”,assim como em “The morning after” que  evidenciam  o estilo funk do baixista Bill Gould e do baterista Mike Bordin. O grande sucesso, contudo – chegando ao nono lugar nos Estados Unidos – foi “Epic”, uma minissinfonia dramática, muito divulgada pela MTV, com versos rap, uma refrão atraente (grudento), os solos do guitarrista Jim Martin e um final majestoso de piano.”Epic “ também causou uma certa controvérsia por conta do peixinho no final do clip, e a banda foi acusada de maus tratos a animais e blah,blah,blah...
 “Edge of the Word “uma baladinha com levada lounge , para mim tem uma letra um tanto suspeita, analisem e tirem suas conclusões...” Você pode confiar em mim, eu não sou um criminoso, mas eu mataria minha mãe para estar com você” em outro trecho e letra diz;” Ei garotinha, você quer algum doce? Venha sentar-se logo deite sua cabeça em meu ombro, o que interessa não é que eu sou quarenta anos mais velho. Sorria para mim deixe-me ver essas pérolas eu farei qualquer coisa para as garotinhas...

Apesar de ser popular entre os fãs de metal, o grupo nunca apreciou esse gênero e regressou, três anos mais tarde, como o maravilhoso e bizarro Angel Dust. Ainda sim, The Real Thing viria a ser uma influência importante para bandas de numetal como Korn e Limp Bizkit, que faziam versões cruas e sem humor da sutil fusão de estilos do Faith No More. Patton, em particular, desprezava esses seguidores.



Muitas expectativas foram criadas em torno do álbum que viria a suceder “TRT”.

Três anos depois a banda lança “Angel Dust”, considerado por muitos como o suicídio comercial da banda, não que o trabalho fosse ruim, muito pelo contrario. Mas isso é assunto para outra postagem, faço questão de falar desse álbum. 
AQUI o link pra quem quiser baixar o álbum. 

6 comentários:

  1. Esse album realmente é foda...ate pela inovação da mistura de hip hop,funk,metal....superclasssico.
    parabens pelo blog brow.

    ResponderExcluir
  2. Lemboa que esse foi o primeiro dico do Fn M QUE COMPREI....mUITO BOM.

    ResponderExcluir
  3. Esse trabalho do FnM é realmente fantastico,embora eu prefire o Angel Dust.

    ResponderExcluir
  4. O link de download ta quebrado.

    ResponderExcluir
  5. O link tá ok brother...acabei te testar.Se persistir o erro tenta outro navegador!

    ResponderExcluir
  6. TRT é um album fantástico,porem tbm prefiro o Angel Dust!

    ResponderExcluir