sábado, 19 de abril de 2014

Ten / Pearl Jam.

 Ten,  álbum de estreia do Pearl Jam  ao lado de Nevermind  do Nirvana são considerados os álbuns mais importantes do movimento grunge .  Ambos lançados na segunda metade do ano de 1991 colocaram a cidade de Seattle no mapa da música mundial.

   Poucas vezes uma cidade ficou tanto em evidência por conta de um “movimento” musical que apresentou ao mundo bandas como Alice in Chains, Mudhoney, Stone Temple Pilots, Soundgarden, The Melvins e as duas bandas que considero como as maiores representantes do movimento Grunge; Nirvana e Pearl Jam.
Ao contrário do que muita gente pensa, “Ten” foi lançado antes de Nevermind  , mas demorou bastante para tomar fôlego e atingir as vendagens astronômicas que atingiu.
 O Pearl Jam passou a ser a banda da vez numa super exposição avassaladora.

Diz a história que Eddie Vedder, recebeu quase todas as canções de “Ten” numa fita cassete ainda fora de Seatlle e foi  responsável por todas as letras do disco e também por algumas partes das composições musicais dividindo a maioria do trabalho com o guitarrista Stone Gossard e o baixista Jeff Ament. 
 O clima denso de "Once" abre o álbum explodindo num rock daqueles pra ninguém colocar defeito.
 Na sequência vem duas bombas que levantam multidões sempre que tocadas, as clássicas "Even Flow" e "Alive" . "Even Flow" tem uma característica técnica muito sútil que dá um charme na voz. Existem uns overdubs de vozes mais graves com uma espécie de reverb em cima das vozes principais. Dá um efeito interessante e um ar climático na vocalização da música. Bote no fone e preste atenção que está lá!

Em seguida "Why Go" com seu começo pulsante com bateria seguida de excelentes guitarras. Uma pedrada!
"Black" (lindíssima canção) mostra a faceta mais calma do Pearl Jam com uma belíssima letra.

"Jeremy" ficou eternizada pelo clip da criança perturbada na sala de aula. Parecia prever o que aconteceria num futuro próximo, com massacres dentro de escolas e tiroteios por motivos obscuros. “Hoje, Jeremy falou na sala de aula”. Poderia ser trilha sonora para documentários de tragédias do tipo que aconteceram em Columbine.  Isso também há 23 anos, quando ninguém sabia o que significava o termo “bullying”.
"Oceans", com instrumentais cheios de texturas é mais uma que começa num clima mais lento, com levada bem calma da bateria e voz aveludada de Eddie Vedder coberta por um phaser interessante. Eddie Vedder diz ter feito a letra dessa música debaixo de chuva na ocasião em que ficou do lado de fora de um prédio durante um ensaio.

"Porch" é outra com detalhes técnicos interessantes com uma série de guitarras em reverse explodindo numa levada matadora. Recomendo assistir a versão que a banda fez dessa música num acústico gravado para a MTV em 92.
Resumindo, Ten é um álbum fantástico do começo ao fim.  Não há pontos baixos. Rock de primeira.
AQUI o link (torrent) de download do álbum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário