quinta-feira, 13 de março de 2014

Dica de filme "O expresso da meia-noite"

Já assisti a vários e ótimos filmes que tem como pano de fundo a "vida" e o cotidiano dentro de uma penitenciaria,dentre estes posso citar por exemplo,"Um sonho de liberdade","A espera de um milagre", "Papillon", ou ainda a série "Prison Break .Tinha aqui em casa já ha algum tempo uma cópia do filme "O expresso da meia noite". Resolvi ver ontem, e querem saber?FILMAÇO. Dirigido por Allan Parquer, e escrito por ninguém menos que Oliver Stone, o filme conta a historia real de Billy Hayes,que na volta de umas férias na Turquia resolve trazer um "pouquinho de haxixe".Preso no aeroporto é condenado a quatro anos de prisão,que posteriormente (para servir de exemplo) devido a tensão vivida entre os EUA e Turquia se transformam em trinta!?. Começa aí para o protagonista um verdadeiro inferno.


O nome do filme é uma alusão ao apelido dado pelos prisioneiros sobre a fuga da prisão. Durante todo o filme, só o que vemos é Hayes ser torturado, massacrado e até mesmo estuprado pelos guardas da prisão. Depois que um grupo que tenta fugir é entregue por um outro prisioneiro, ele morde e arranca a língua dele. Para piorar ainda mais sua situação, é posto em algo que deveria ser um manicômio. O que acompanhamos por todo o filme não é um homem aprisionado, é a destruição dele enquanto ser humano. É a transformação de um homem em um animal. Sua única saída possível pode ser o tal expresso mesmo

Parte do êxito do filme com certeza de deve ao talento do ator-até então desconhecido Brad Davis-que interpreta Hayes em uma atuação perfeita. Em determinado momento do filme,em uma audiência,Hayes desabafa:"O que é um crime? O que é punição? Parece variar de um tempo para o outro, de um lugar para o outro. O que é legal hoje se torna ilegal amanhã porque a sociedade assim determina, e o que era ilegal ontem se torna legal hoje porque todo mundo está fazendo e não dá para prender todo mundo. Eu não estou dizendo que está certo ou errado, só estou dizendo que é assim que funciona".


O filme é pesado e incrivelmente realista ao retratar uma prisão em um país de terceiro mundo,causou polêmica na época de seu lançamento (1978),foi banido da Turquia e acusado pelos mesmos de ser xenófobo. "O Expresso da meia noite" Não perdeu a sua força com a passar do tempo e com certeza merece estar entre os melhores filmes de "penitenciarias" já filmados.

Um comentário:

  1. Voce não tem o limk pra baixar?fiquei com vontade pra ver esse filme!
    Abraço

    ResponderExcluir