sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Analfabetismo funcional

Há alguns dias atrás, vendo um noticiário uma notícia me chamou a atenção... Segundo uma pesquisa realizada no segundo semestre de 2013, 38% dos universitários são analfabetos funcionais, e em  outra realizada ainda este ano por uma universidade de Brasília este número sobe para 50%!?
Onde será que está a raiz deste problema? Alguns dizem que parte da culpa é da   proliferação de faculdades de qualidade discutível no Brasil que só se preocupam com lucros, ou pelo fato de que nos  últimos anos, uma massa de pessoas que antes não tinham acesso ao ensino superior passou a frequentar universidades no país. E há quem diga  ainda que,  muitos alunos têm uma longa jornada de trabalho, alimentam-se mal e só conseguem estudar no caminho para o curso, assim, não conseguem prestar a devida atenção ao que leem...Sim, tenho certeza de que esses problemas contribuem para este preocupante quadro.
Mas o “buraco” é mais embaixo... Tenho lido e concordo que o Brasil passa, nas ultimas décadas- talvez por conta da internet, ou por pura falta de interesse-  por um processo de “imbecilização”, a verdade hoje é que os jovens não gostam de ler, escutam musicas horríveis e  com letras também  horríveis e que não agregam nada, e não tem o mínimo interesse em filtrar o que veem na televisão, limitando-se aos BBB's da vida.

É claro que é inegável a importância do estudo... Mas é inegável também  que é um estimulo à inteligência ler(de tudo),  ver bons filmes e ouvir músicas que desenvolvam  repertorio, que ampliem conhecimento, alimentem vocabulário, estimulem a criatividade e que levem a pensar e questionar.
Sei que esse assunto (abordado aqui de maneira superficial) rende boas discussões  e debates mais profundos por quem tem autoridade para tal...

Segue um texto bem simples e legal  que achei na internet que aborda a importância da leitura...

 “As tecnologias do mundo moderno fizeram com que as pessoas deixassem a leitura de livros de lado, o que resultou em jovens cada vez mais desinteressados pelos livros, possuindo vocabulários cada vez mais pobres.
A leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação. Muitas pessoas dizem não ter paciência para ler um livro, no entanto isso acontece por falta de hábito, pois se a leitura fosse um hábito as pessoas saberiam apreciar uma boa obra literária, por exemplo.
Muitas coisas que aprendemos na escola são esquecidas com o tempo, pois não as praticamos. Através da leitura rotineira, tais conhecimentos se fixariam de forma a não serem esquecidos posteriormente. Dúvidas que temos ao escrever poderiam ser sanadas pelo hábito de ler; e talvez nem as teríamos, pois a leitura torna nosso conhecimento mais amplo e diversificado.

Durante a leitura descobrimos um mundo novo, cheio de coisas desconhecidas.
O hábito de ler deve ser estimulado na infância, para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso, assim ele será um adulto culto, dinâmico e perspicaz. Saber ler e compreender o que os outros dizem nos difere dos animais irracionais, pois comer, beber e dormir até eles sabem; é a leitura, no entanto, que proporciona a capacidade de interpretação. Toda escola, particular ou pública, deve fornecer uma educação de qualidade incentivando a leitura, pois dessa forma a população se torna mais informada e crítica.”


Um comentário:

  1. Absurdo esse negócio... é inadmissível que um universitário seja analfabeto funcional.

    ResponderExcluir