quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Canções de amor e morte/Uns e outros



Em tempos de "Quadradinho de oito,Anitas ,Naldos" e outras aberrações musicais, ouvir musica boa na mídia, e que tenha  algo relevante e construtivo a dizer se tornou uma tarefa árdua...Felizmente pra quem tem interesse, a internet se torna uma grande aliada. Ainda existe música de verdade sim...Basta procurar! Lançado em 2008 "Canções de amor e morte" é o quarto álbum da banda carioca Uns e outros, formada  ainda na década de 80.
Bem, apesar de não ser tão recente - lá se vão 06 anos - o álbum merece ser ouvido, até mesmo por quem não é muito fã do gênero.






Canções de amor e morte é um álbum com "ares conceitual", que como sugere o titulo, segue uma espécie de “ciclo de vida” com canções que falam do início de um amor, como na música “O que me faz mal”. Uma pancadaria instrumental que descreve perfeitamente o que é estar apaixonado, até um dramático fim repleto de paradoxos em “Céu e inferno". As canções vão te surpreendendo a cada nova faixa, em “Você pode ser feliz” temos uma avassaladora avalanche sonora entremeada com uns “nanananana, nanananana, nanananana” que abrilhantam ainda mais a música. Momentos de explosão sonora temos aos montes nesse álbum, só pra citar, a instrumental “Para cada amor um adeus”, que encerra o disco, é um belo exemplo disso. Os momentos psicodélicos também estão lá, é o caso de “O homem invisível”, uma das canções mais bacanas e viajantes do álbum que ainda abre espaço para poesias simples, porém profundas, que parecem querer lhe proporcionar um dèja vu provocante e temível. Sinta isso nos versos de “Um dia de cada vez”- talvez a minha preferida - “quando o sol vier lhe acordar e não lhe encontrar deitado sobre o caos esperando o fim chegar, ele vai estar de pé, pra tentar viver um dia de cada vez...”. Com canções que passeiam por várias nuances que revelam os mais profundos sentimentos humanos, indo do já citado amor, ao pessimismo e ironia  de “Eu matei o amor” (“eu matei o amor... ele nunca vai bater a sua porta outra vez”), passando por Rocks a lá Legião Urbana, como em “Por um fio”, até chegar na única regravação do disco “Dia branco(canção lindíssima) de Geraldo Azevedo, única regravação do disco que fez jus a gravação original,cantada aqui com um emocionante ar de suplício.
Outra belíssima música que merece destaque  é "Depois do temporal"- Também está entre as minhas preferidas (rsrsrs) que narra de maneira poética e esperançosa o dia que precede uma discussão.  (Essa noite quase acabou comigo e tudo a nossa volta e em meio ao furacão, já nem sei que armas eu usei, mas será que você sabe perdoar o amor que te feriu?)

Com certeza este álbum  merece estar entre os melhores de Pop/rock já lançados. Muito bem produzido, instrumentais afinadíssimos e entrosados... Destaque também para Marcelo Hayena um dos melhores vocalistas da geração 80.

Um comentário:

  1. Bacana o blog,mas acho que esse disco e de 2006.
    De quaquer forma valeu ,conheço o disco e tava procurando pra baixar....muito bom este trabalho do U&O.

    ResponderExcluir